Youit

É possível dizer que o avanço da tecnologia é constante e, consequentemente, impacta o desenvolvimento da Inteligência Artificial, que também progride através do chamado “Machine Learning”, Aprendizado de Máquina, que faz com que ela se torne mais eficiente, ao passo que adquiri conhecimento durante a sua operação.

Seus benefícios são atrativos para empresas, pois a IA pode ser usada de diversas formas. Segundo um estudo da Randstad, em 2024, 65% dos negócios aumentaram seus investimentos na tecnologia. E, de acordo com a McKinsey, atualmente, 72% das empresas mundiais fizeram a sua implementação.


Uma das principais utilizações da Inteligência Artificial, é automação de tarefas, que otimiza processos e proporciona aos colaboradores da organização a oportunidade de terem foco em outras atividades.

Além de diminuir os erros humanos, a IA tem a capacidade de analisar e gerenciar dados em tempo real e fornecer insights, que ajudam na estruturação de estratégias operacionais.

A tecnologia ainda permite que as empresas desenvolvam produtos e serviços a partir de análises avançadas, ao mesmo tempo que personalizam um suporte que pode melhorar a experiência dos clientes.

A Inteligência Artificial também pode ser integrada na cibersegurança da organização. Dados das pesquisas da Gitnux, revelam que 44% das empresas que usam ferramentas de segurança cibernética com IA possuem uma taxa de sucesso acima de 80%.


Uma pesquisa realizada pela Microsoft e a Edeman Comunicação, apontou que 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já adotaram a Inteligência Artificial, porém, a tecnologia é um desafio para 20% delas.

Algumas das principais preocupações para as empresas sobre o uso da IA, são: entender como ela funciona e se integra as demandas operacionais; os investimentos necessários para a sua implementação; o treinamento dos funcionários para administrá-la; as questões éticas que envolvem as suas atividades; a segurança e privacidade de dados.

Diante desses pontos, cabe as empresas criarem estratégias para mitigar os obstáculos, reduzir os riscos e garantir o impacto positivo da utilização da Inteligência Artificial em seu negócio.


A sua organização já implementou essa tecnologia?

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais dessa tecnologia, comente para a gente aqui embaixo ou fale com o nosso time em qualquer um dos nossos pontos de contato disponíveis no site ou nas redes sociais da You IT. Se preferir, nos envie um e-mail no [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *